Breve história do mochilão


Li algumas coisas sobre a origem do mochilão de viagem e como ele é o melhor amigo de todo viajante, vou resumir aqui:
A mochila, como todos sabem é um equipamento criado para se carregar coisas. Roupas, cadernos, livros, comida e toda sorte de tranqueiras que se pretenda levar de um lugar para o outro, seja em grandes viagens, seja para ir à casa de um amigo. Mas, alguém já se perguntou como eram as coisas antes de existir a mochila e seus derivados – mala, bolsa, sacola, etc.? Eu não. Pois bem...
Se você fosse um índio das Américas, na época em que não havia carros nem cavalos - porque as rodas e os cavalos foram trazidos pelos europeus - você faria o seguinte: levaria os objetos leves nas mãos ou amarrados ao corpo em pequenas bolsas feitas de couro ou de palha, ou então em cabaças. Os objetos maiores, você teria que carregar em cestos grandes e compridos presos por tiras nas costas ou nos ombros. Você poderia também, amarrar os objetos em armações de madeira que seriam presos nos seus ombros, na sua cintura, ou até mesmo na sua testa. Achou pesado? Eu também.
Mas, se fosse um índio de alto escalão, de elite, por assim dizer, você poderia usufruir da maneira mais simples e leve de carregar objetos: mandar alguém fazer isso por você!
Incas, astecas, tupis, e muitas outras civilizações subjugavam povos e os obrigavam, entre outras coisas, a carregar seus pertences de um lado para o outro. Quando os escravos chegaram à América, isso também passou a ser função deles. Ou seja, carregar objeto era coisa de pé-rapado.
Por esse motivo, se você alimentava no seu imaginário, a figura do viajante do século XIX carregando seus objetos nos próprios ombros, esqueça. O que acontecia era mais parecido com as cenas do filme Carlota Joaquina onde a mulher trazia até um piano na viagem para o Brasil e os pobres carregadores que se virassem.
Continua...
(informações retiradas do site mochileiros.com)
0 Responses

Postar um comentário