Falando nisso...


O Salar de Uyuni é famoso por ser considerado a maior planície salgada do mundo – são aproximadamente 12.000 km2 . “É tão grande, que com o reflexo do céu, fica difícil delimitar a linha do horizonte”, segundo conta a jornalista Alice Watson, em seu “O guia do mochileiro – um roteiro pela Bolívia e Peru –“. Fica localizado no sudoeste da Bolívia, no altiplano andino, a mais de 3.600m de altitude e ocupa territórios dos Departamentos de Potosí e Oruros.
Maior que o conhecido lago Titicaca, o Salar surgiu a milhares de anos. Um lago pré-histórico gigante chamado lago Michin secou, deixando, em seu lugar, os atuais lagos Poopó e Uru Uru e dois grandes desertos: o Coipasa, menor, e o maior, Uyuni.
Sobre o Salar de Uyuni, nos diz a Wikipedia:
- É composto por uma mistura de salmoura e barro lacustre;
- Estima-se que ele contenha 10 bilhões de toneladas de sal das quais menos de 25.000 são extraídas anualmente;
- É formado por aproximadamente 11 camadas com espessuras que variam entre 2 e 10 metros e a profundidade total é estimada em 120 metros;
- É uma das maiores reservas de lítio do mundo, além de conter grandes quantidades de potássio, boro e magnésio;
- A origem do sal provavelmente está relacionada com a imensa quantidade de vulcões no entorno do Salar, já que ele fica localizado em uma região de altiplano. A concentração do sal também se deve a aridez do local.
Ilha do Pescado, Uyuni
Os moradores da região têm como principal atividade a extração de sal e a exploração turística do deserto. As principais atrações, além da bela paisagem do próprio salar são o hotel de sal – desativado – e a Ilha do Pescado, com seus recifes e cactos de até dez metros de altura. Além disso, o visitante pode conhecer as lagoas de águas termais com gêiseres que exalam vapor na mesma temperatura da água, além de avistar lhamas e flamingos.
O tour completo começa em Uyuni e dura quatro dias, com direito a acampamento no meio do deserto.  Quem não estiver tão disposto assim a esse tipo de aventura, pode fazer o tour de um dia só. Nos dois casos, para chegar ao Salar, somente de carro 4x4.
Para saber mais, visite o site oficial do Salar:  http://uyuniland.com/
Os dados foram extraídos da página da Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Salar_de_Uyuni

Marcadores: , | edit post
0 Responses

Postar um comentário