Mas quando as pessoas começaram a viajar?



Primeiro, não há uma figura, um cara ou uma mulher que tenham fundado o mochilismo como forma de viajar e filosofia de vida. O que há é uma sucessão de eventos que deu origem ao que se configura hoje como o ato de mochilar.
O Homo Erectus foi o primeiro a viajar o mundo inteiro. Foi ele quem povoou o planeta e seus fósseis são encontrados em toda parte menos na Antártida. Em seguida, veio o homo neanderthalensis que povoou a Europa inteira. E por último o homo sapiens que terminou de dominar o mundo.
A diferença é que no início a motivação era outra. Viajava-se para se conseguir comida. E ter comida nem sempre foi tão fácil. Na era pré-supermercados e entregas delivery era preciso esforço. Ir pescar, caçar, plantar. Se não, amigo, era fome na certa.
Acontece, que assim que o homem aprendeu que poderia cuidar de ovelhas ao invés de caçar e cultivar hortas ao invés de apenas coletar, virou sedentário. Estar em um único lugar, permitiu uma produção maior do que a necessária para a simples subsistência. Ou seja, excedentes de produção que poderiam ser comercializados. O que ocorreu, foi que algumas pessoas começaram a se especializar na produção de algumas coisas em detrimento de outras. Iniciou-se um processo de troca entre produtores e profissionais especializados como carpinteiros, ferreiros, agricultores e comerciantes, passaram a pipocar na antiguidade.
Os comerciantes então, se configuram como um dos primeiros viajantes da história e como os primeiros viajantes profissionais. Levavam mercadorias de um lugar ao outro, percorrendo longas rotas, Assim surgiu, por exemplo, a lendária rota da seda. no 4º milênio a.C. possibilitando que césares de Roma utilizam-se roupas feitas de seda vindas de mais de 12 mil quilômetros de distância.
Mas não eram só os comerciantes que viajavam. Os índios encheram a América do Sul de caminhos. Caminhos esses que acabaram sendo, por ironia, utilizados depois pelos bandeirantes.
Portanto, o homem viaja há milênios. Mas por necessidade. A
motivação para essas andanças todas era a sobrevivência: inseriam-se na economia da época.
A partir do século XVIII o mundo conhece a revolução industrial e então a sociedade se fixa de vez. A riqueza não se consegue pelas andanças, mas pela fixação no território. O surgimento da fábrica territorizaliza seus trabalhadores.
O mundo passa a ser explorado comercialmente de outro modo. Não se trata mais apenas de extrair pau-brasil como ocorria no século XVI. Os europeus colonizam o mundo.
(Esse post é baseado em ensaio retirado do site mochileiros.com)
0 Responses

Postar um comentário